Login

Fechar

Esqueceu a senha?

Fechar

08 MAR

Tiras de fraldinha com cogumelos e alcaparras fritas

Isaura Caliari

tiras de fraldinha com cogumelos e alcaparras

 

Ingredientes

1 peça de fraldinha

1 colher de chá de sal

Azeite para grelhar

 

1 bandeja de cogumelos paris

½ cebola em cubos

4 colheres de sopa de azeite

1 pitada de sal

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de pimenta rosa ou aroeira

Folhas de manjericão

 

Modo de Preparo

1-      Prepare primeiro o molho: Corte os cogumelos em lâminas e reserve. Lave bem a pimenta rosa e o manjericão e seque.

2-      Em uma frigideira coloque o azeite e junte a cebola, assim que murchar junte os cogumelos e o sal, refogue por 2 minutos e junte a manteiga. Misture tudo e desligue o fogo, junte a pimenta. Prove o sal e reserve.

3-      Limpe a fraldinha retirando o excesso de gordura. Corte a fraldinha em tiras largas no sentido contrário a fibra da carne.

4-      Aqueça uma frigideira antiaderente ou uma grelha e coloque um fio de azeite. Tempere cada pedaço com sal e coloque imediatamente na grelha com o fogo médio para alto. Na posição que colocar ela deve ficar, por 2 a 3 minutos, sem mexer na panela. Se já estiver dourada vire com uma pinça de cozinha e deixe dourar o outro lado até estar dourado também, sem mexer as tiras pela frigideira.

5-      Pegue uma panela pequena e coloque o óleo (enquanto as tiras douram) para fritar as alcaparras de acordo com as instruções abaixo.

6-      Arrume as tiras de fraldinha em uma travessa e sirva com os cogumelos salteados, folhas de manjericão e as alcaparras fritas.      

 

Alcaparras fritas

1 xícara de alcaparras

Óleo vegetal

 

Lave bem as alcaparras para retirar o excesso de sal, por 2 ou 3 vezes em água corrente.  Seque com papel toalha com delicadeza. Aqueça óleo em uma panela funda e pequena ou em uma frigideira funda, o suficiente para cobrir as alcaparras. Mantenha o fogo médio para não queimar as alcaparras. Jogue as alcaparras no óleo de uma vez ou por duas vezes, dependendo do tamanho da panela e logo que estiverem abrindo como uma flor e se tornando marrons retire com uma escumadeira. Coloque em papel toalha para secar.

Utilize para enfeitar e dar sabor e textura aos risotos, massas e acompanhando carnes e saladas.  

Atenção:
As ideias e opiniões expostas, bem como as informações divulgadas nos blogs hospedados no Sou ES são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não refletem a opinião do portal.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Comentar

* = Preenchimento obrigatório